Dojo é um conjunto de bibliotecas em JavaScript voltado para desenvolvimento Web e Móvel, seguindo a metodologia de desenvolvimento "Escreva Menos Faça Mais". Tal metodologia consiste em apresentar ao programador um conjunto de ferramentas e componentes pré-programados, diminuindo a quantidade de código escrito pelo programador e com resultados mais rápidos.
![]() |
Logo oficial |
Particularmente acho o código em Dojo mais limpo e enxuto do que JQuery, parece que você escreve muito menos para ter os mesmos resultados. Interessante também que ambas as bibliotecas são pesadas em não devem ser usadas em excesso, pois acabam prejudicando a usabilidade dos usuários.
Tentando amenizar este problema Dojo incorporou um sistema de inclusão de módulos, possibilitando a utilização de apenas arquivos realmente necessários para as necessidades de determinada página de forma isolada. Isso é bastante importante visto que o arquivo para download desse ToolKit é de aproximadamente 19 Mb.
Dojo possui código aberto e permite desenvolver suas próprias bibliotecas, personalizar CSS de alguns componentes ou adicionar funcionalidades, existem também uma gama de componentes pré-definidos que podem ser utilizados facilmente em suas aplicações.
É divido em três módulos principais:
- Dojo: núcleo das bibliotecas, onde encontra-se várias funcionalidades para código JavaScript, também utilizadas pelos demais componentes do Kit e alguns efeitos de animação;
- Dijit: conjunto de componentes para interface e arquivos CSS; e
- Dojox: alguns componentes que trazem uma iteratividade maior como manipulação de imagens, gráficos, manipulação 3D, tabelas, etc.
O site oficial é http://dojotoolkit.org/ (em inglês), e você pode encontrar vários exemplos de utilização no site http://demos.dojotoolkit.org/demos/. Qualquer dúvida ou sugestão postem seus comentários.
Nenhum comentário:
Postar um comentário